Técnica electroquímica permite datar objectos antigos de cobre e bronze

A nova técnica ultrapassa as limitações da datação por radiocarbono, que não podem ser aplicadas a objetos de metal.

Foto: Universidade de Valência - O método agora desenvolvido consiste em realizar uma análise electroquímica, dita de “voltamperometria”, que mede as variações da corrente que passa entre dois electrodos mergulhados num líquido condutor em função da diferença de potencial (voltagem) entre eles. Em muitos casos, explica a revista alemã Angewandte Chemie, os gráficos assim obtidos possuem picos característicos que revelam os compostos presentes no electrodo portador do material a analisar, refere o Jornal Público
Uma equipe internacional de investigadores, onde se inclui a portuguesa Sofia Capelo,  liderada pelo professor de Química Analítica da Universidade de Valência, António Domenech, conseguiram desenvolver uma nova técnica de datação de metais antigos (cobre e bronze) com grande precisão. Os investigadores desenvolveram uma nova técnica  para datação arqueológica de peças cobre e de bronze que pode vir a revolucionar as cronologias dos contextos arqueológicos para períodos mais recuados da história da humanidade.

O trabalho, que foi publicado na revista Angewandte Chemie, é liderado pela Universidade de Valência e tem a participação da Universidade Politécnica de Valência, das universidades de Lisboa e de Évora, do Museu de Pré-história Valencia e do Museu Arqueológico de Xativa .

Os investigadores, noticia o jornal português Público, conseguiram assim datar directamente, com bastante precisão, objectos históricos feitos destes metais. Para mais, a técnica usada é muito pouco invasiva, uma vez que a datação pode ser realizada a partir de uma minúscula amostra do material em estudo.

Referência: Angewandte Chemie International Edition  DOI: 10.1002/anie.201404522 
Dating Archaeological Copper/Bronze Artifacts by Using the Voltammetry of Microparticles. Antonio Doménech-Carbó, María Teresa Doménech-Carbó, Sofia Capelo, Trinidad Pasíes, Isabel Martínez-Lázaro.

Fontes de informação para este tema:
Jornal Público »»
Universidade de Valência »»
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook