Villa romana em Alter do Chão já é Sítio de Interesse Público

OGoverno classificou esta segunda-feira, 22, como Sítio de Interesse Público a villa romana da Quinta do Pião, em Alter do Chão, atendendo a que apresenta “vestígios de inegável importância” para o trabalho arqueológico na zona.

“A villa romana da Quinta do Pião regista vestígios de inegável importância para o conhecimento da área rural contígua à cidade de Abelterium”, lê-se na portaria publicada em Diário da República. Segundo a Secretaria de Estado da Cultura, a villa romana enquadra-se na tipologia das “grandes villae imperiais”.

Contactado pela agência Lusa, o presidente da Câmara de Alter do Chão, Joviano Vitorino, mostrou-se “satisfeito” com a decisão, recordando que “há muito tempo” que o Município aguardava esta classificação.

“É um espaço com potencial enorme e que está por desbravar. Vamos, em breve, recomeçar a escavar aquele espaço situado entre Alter do Chão e Cabeço de Vide, no concelho de Fronteira”, disse. Joviano Vitorino explicou que a villa romana está inserida numa propriedade privada e que, em tempos, já acolheu alguns trabalhos arqueológicos que ficaram suspensos por “falta de verbas”.


A Secretaria de Estado da Cultura destacou, ainda, o facto de o espaço apresentar um complexo termal, bem como a presença de uma necrópole tardia.

“No seu todo este sítio arqueológico evidencia uma importante e longa diacronia de ocupação, desde o Baixo-Império até à Antiguidade Tardia”, lê-se ainda na portaria.

Fonte: Correio do Alentejo
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook