Marco de Canaveses: Estação Arqueológica do Freixo volta aos tempos da 'Pax Romana' durante três dias

A “Pax Romana” é a temática da quarta edição do Mercado Romano de Tongobriga. O evento realiza-se nos dias 27, 28 e 29 de junho, na aldeia do Freixo, em pleno Fórum da cidade romana de Tongobriga – Marco de Canaveses.

Uma iniciativa promovida pela Junta de Freguesia do Marco, com o apoio da Câmara Municipal e da Dolmen; organização da Associação de Amigos de Tongobriga, com direção artística da Associação Andarilhos e ainda colaboração da Direção Regional de Cultura Norte, Escola Profissional de Arqueologia, Associação de Budo do Marco e Caerus - Projecto Oportunidade.

Dois mil anos após a morte de César Augusto, a edição 2014 do Mercado Romano recorda a figura do Grande Imperador de Roma e o período áureo vivido durante o seu longo mandato, a “Pax Romana”. Uma festa protagonizada pelos cidadãos romanos de Tongobriga, que saudosos de tempos de paz e prosperidade, arregaçam as mangas para um tributo póstumo ao seu Grande Imperador Caesar Augustus.

Estão assim decretados três dias de festa no Fórum da Civitas Romana de Tongobriga, atual Estação Arqueológica do Freixo, na nova freguesia do Marco, onde tudo acontece: teatro, música, danças, rituais, animação de rua, artesanato, arqueologia experimental, gastronomia e entretenimentos vários.

Os ensaios preparativos iniciaram em abril e juntam já uma vasta comunidade, com gente de todas as idades, no levantar desta IV edição do Mercado Romano. Envolvidos estão também diferentes profissionais das mais diversas áreas: músicos, cenógrafos, coreógrafos, atores, bailarinas, artesãos e arqueólogos; assim como várias associações da região, que dão corpo a este evento.

“De 27 a 29 de junho: todos os caminhos vão dar a Tongobriga! Convide a família e os amigos e venha participar nesta viagem pela época romana”, apela a organização.

Nos dias do evento, as ruínas de Tongobriga podem ser visitadas gratuitamente.

Fonte: A Verdade »»
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook