Trabalhos arqueológicos descobrem caminho empedrado do séc. XVII

No âmbito dos arranjos exteriores da zona envolvente ao Loteamento “Vinhas da Porta da Vila” e Aqueduto da Usseira – 1ª fase, o Serviço de Arqueologia do Município de Óbidos efetuou ações de registo e sondagens de diagnóstico.
[Fotografia:  Óbidos Diário ]

No âmbito dos arranjos exteriores da zona envolvente ao Loteamento “Vinhas da Porta da Vila” e Aqueduto da Usseira – 1ª fase, o Serviço de Arqueologia do Município de Óbidos efetuou ações de registo e sondagens de diagnóstico, tendo em vista a caracterização arqueológica do local e o estudo de uma eventual alteração ao projeto de arranjos exteriores.

Por um lado, os trabalhos arqueológicos compreenderam a remoção da vegetação e a limpeza geral do edificado para o levantamento fotográfico e gráfico das estruturas em presença, com particular atenção aos vãos existentes e aos vestígios de vãos anteriores. Por outro lado, os trabalhos arqueológicos envolveram a realização de várias sondagens de diagnóstico nas paredes e no solo do edificado.

Segundo os dados de campo, a ocupação humana desenvolve-se com a construção do Aqueduto da Usseira, nos finais do séc. XVI, que origina a deposição de terras e a criação de caminhos com pavimento empedrado ao longo da Época Moderna. A construção dos edifícios anexos e dos muros de delimitação de propriedade ocorre no séc. XIX ou mesmo no dealbar do séc. XX, sob a influência de uma grande casa rural; registam-se obras de alteração e de conservação no decurso do séc. XX.

Posteriormente, o Serviço de Arqueologia efetuará o acompanhamento das demolições e remoções de terra, com o objetivo de identificar e registar eventuais realidades com valor arqueológico.

Fonte: Óbidos Diário
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook