Os mistérios do Grande Zimbabwe

O Grande Zimbabwe destaca-se como o mais importante sítio arqueológico encontrado na África Subsaariana.


Foto: James Stanfield / National Geographic Image Sales

 Pensado erroneamente como a cidade da bíblica rainha de Sabá, o Grande Zimbabwe, classificado como Património Mundial pela UNESCO, constitui uma das maiores incógnitas arqueológicas de África.

“ As impressionantes ruínas do Grande Zimbabwe, casas de pedra, que cobrem uma área de alguns 80 ha, fica 30 km de Masvingo (anteriormente “Fort Victoria”). Os trabalhos pioneiros de David Randall-MacIver em 1905-6, corroborados por numerosos achados de artefatos arqueológicos datados por análise de radio carbono, revelaram que Grande Zimbabwe foi fundada no século XI num local que tinha sido escassamente habitado no período pré-histórico, por uma população Bantu da idade do ferro, os chamados Shona.

As ruínas da antiga cidade, próxima a fronteira do Zimbabwe com Moçambique, ainda estão cheias de mistério. Arqueólogos e historiadores desde há algum tempo que tentam compreender e dar respostas sobre a origem e a finalidade da cidade.

O primeiro europeu a tomar contacto com a cidade de Grande Zimbabwe, capital de Monomotapa, teria sido o navegador e explorador Português Sancho de Tovar.

Saiba mais sobre este sítio:
As ruínas do Grande Zimbabwe
Grande Monumento Nacional de Zimbabwe
O Grande Zimbabwe
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook